26 março 2014

Leonardo da Vinci em Derry, Irlanda do Norte – Testemunho da Andreia

Parece que foi ontem que cheguei mas na verdade já vou a meio desta experiência ‘LegenDerry’ de 3 meses na segunda maior cidade da Irlanda do Norte!

Derry revelou-se desde o início uma cidade muito acolhedora, onde toda a gente, em todo o lado, é incrivelmente simpática.

Os habitantes locais são de facto fantásticos e, como se não bastasse, tenho tido também a oportunidade de conhecer imensas pessoas, de diferentes nacionalidades, que tal como eu tiveram a sorte de usufruir duma bolsa 
Leonardo da Vinci para estagiar nesta cidade. 

Com tanta gente foi bastante fácil sentir-me integrada. Depois de 2 semanas de aulas de inglês, comecei o meu estágio num atelier de arquitectura paisagista, experiência essa que está a ser muito positiva.Neste texto faço-vos um apanhado daquelas que são até ao momento, na minha opinião, as 3 melhores coisas em Derry. 

1. As pessoas

Os habitantes de Derry são genuinamente simpáticos. Desde o senhor da padaria no supermercado até ao segurança do Guildhall City Council, todos, sem excepção, nos abordam com um grande sorriso querendo saber mais sobre nós e sobre o nosso país, e querendo partilhar qualquer coisa da sua cultura connosco. Têm um sentido de humor apurado (ainda não conheci nenhum irlandês que não goste de uma contar uma boa piada) e se lhes déssemos oportunidade para tal acho que ficavam a conversar connosco a tarde toda!


2. A História 

No que se refere à sua História Derry é tudo menos uma cidade aborrecida. Possui as únicas muralhas intactas da Irlanda, com aproximadamente 1,5 km de extensão, completamente circuláveis a pé, e toda a história da cidade é riquíssima e está muito bem documentada. Prova disso: Derry~Londonderry foi nomeada a primeira UK City of Culture no passado ano de 2013.


3. Os pubs

Os pubs são os locais de convívio de eleição. Pessoas de várias idades enchem os pubs de Derry a partir das 17 horas da tarde. São ambientes animados, normalmente com música tradicional irlandesa ao vivo, onde não faltam as famosas cervejas Guiness e a também famosa boa disposição.


Por estes e outros motivos estou muito contente por esta ser “A minha cidade Leonardo da Vinci”. A quem venha a conhecer Derry garanto que não se vai arrepender! :)


Andreia Martins

0 comentários:

Enviar um comentário