18 maio 2018

O testemunho da Fran

Estou a fazer um Serviço Cívico Europeu há quase um ano em Lisboa. Termino em menos de uma semana e é hora de me preparar para sair quando sinto que cheguei ontem... Lembro-me de quando cheguei, foi o começo das festas de Santo Antônio em Lisboa, o tempo estava bom, a cidade fervia e as ruas cheiravam a sardinha assada e cerveja. Imediatamente gostei da atmosfera e das cores da cidade, do pôr-do-sol dos moradouros e da sensação de celebração permanente e liberdade durante o mês de junho. Desde os primeiros dias conheci dezenas de pessoas de todos os lados e tive que me adaptar a uma mudança radical de estilo de vida, vindo de uma pequena aldeia de 60 habitantes... E passei por um dos mais belos verões da minha vida.

Na organização onde trabalhei, a SPEA, também conheci muita gente e, para minha grande satisfação, portugueses. É muito interessante conhecer pessoas de todo o mundo, o que inevitavelmente acontece quando se faz um SVE em Lisboa, mas queria conhecer a população local e, graças à minha organização, era possível. Descobri uma cultura que não conhecia, ou muito pouco, e apesar do seu lado muito calmo e muito reservado, os portugueses provaram ser pessoas muito simpáticas.

Durante as minhas missões, bastante diversas mas todas relacionadas com o estudo e a protecção das aves, tive a oportunidade de descobrir áreas do país longe de Lisboa, como a região do Parque Natural do Douro Internacional, a costa perto de Sagres ou as Ilhas Berlengas. Foi uma grande oportunidade porque apesar de Lisboa ser uma cidade muito bonita, eu precisava e queria explorar áreas mais naturais e remotas.

Juntei-me a uma associação cujos membros e missões sentirei falta assim que sair de Lisboa. Também aprendi a falar uma língua que amo e que ficarei triste em esquecer se não encontrar oportunidades para praticá-la quando voltar para a França. Não foi vencido, porque apesar de o português e o francês não serem línguas radicalmente diferentes, levei muito tempo para falar em português. Hoje passei neste curso e aprendo todos os dias um pouco mais.

Os bons dias estão voltando e o desejo de reviver um verão tão intenso quanto o ano passado está mais forte do que nunca, mas outros projetos me chamam e daqui a algumas semanas vou sair para novas aventuras. Mas uma coisa é certa, fiz bem em vir viver um ano em Lisboa e vou deixar Portugal com o desejo de voltar o mais depressa possível para explorar tudo o que ainda não tive tempo de explorar durante o meu ano neste belo país.



0 comentários:

Enviar um comentário