24 outubro 2017

O testemunho da Lucía

Sou Lucía, uma galego-portuguesa em Lisboa. Mais uma vez escrevo sobre o SVE. Gosto de reflectir a minha experiência no blogue para que pessoas interessadas no voluntariado vejam esta grande oportunidade.
Como referi nos artigos anteriores, estou a trabalhar no CAF (Componente de Apoio às Famílias) na Escola Básica de São Vicente, no bairro de Telheiras. Tráta-se dum espaço onde se desenvolvem atividades de ocupação de tempo livre para as crianças do primeiro e segundo ciclo da educação primária.
O meu papel aqui é dar apoio nas actividades rotineiras e saidas, dinamizar actividades, escrever reportagens para o jornal Vicentix (site: vicentix.wordpress.com), assistir às reuniões gerais da equipa, fazer decorações para as diferentes salas e cartazes, participar nas férias e eventos que decorrem no CAF, brincar com as crianças e tentar ser guia no caminho da sua aprendizagem.


Começamos um novo ano letivo com o aumento do número de crianças pelo que tivemos de fazer um horário mais comprido. Actualmente dou aulas de Filosofia dois dias por semana, sessões para o segundo ciclo e para o grupo do terceiro ano. Dispor dum tempinho próprio para fazer as minhas actividades é muito fixe! Além, tenho liberdade para abordar qualquer tema e utilizar os diferentes recursos que há no CAF. Já tenho implementado Filosofia Positiva, Filosofia Ambiental, Filosofia de Investigação Absurda, Filosofia Emocional e Filosofia Alimentar.


Depois de cada sessão é importante repensar e tomar notas sobre possíveis melhoras. Tento pesquisar e elaborar coisas relacionadas com os gostos das crianças para desenvolver actividades estimulantes e divertidas enfocadas nos seus interesses. Por exemplo, na próxima sessão tenho pensado fazer Filosofia Narrativa. Contar histórias através de baralhos de cartas do Dixit e do baralho espanhol. Estou a ver que a fórmula funciona. Acho que gostam!
De forma transversal abordo a educação em valores, o coperativismo e as inteligências múltiples. O objectivo fundamental das minhas sessões é aprender a pensar, mas sempre aprendendo felizes. Sem dúvida alguma, a materia de Filosofia para Crianças devia estar integrada no curriculo de todas as escolas pois é a base para construir o pensamento crítico.
Decorreram já quase oito meses e fico com grande pena porque o meu SVE está quase a terminar. Contudo, continuo com a mesma motivação e ilusão do início.
Sinto-me muito cómoda, valorizada e integrada na equipa Vicentix. Fico agradeçida pela ajuda e boas dicas de cada um dos monitores e do Guerreiro. Também gosto de ver como as crianças confiam em mim, sentir o seu carinho e respeito, ser um apoio para eles quando alguma coisa não está a correr bem.


A nível profissional estou a tirar boas aprendizagens na educação não formal. Ao mesmo tempo, tento contribuir no CAF com a minha bagagem na educaçao formal. Acho que o meu carácter pacífico e tranquilo dão serenidade e organização num ambiente onde às vezes há um bocado de confusão. Existe uma boa conjugação!
A nível pessoal apercebi-me que o voluntariado foi uma espécie de terapia para mim. Estou a ganhar confiança em mim mesma, perder medos e inseguridades. Nunca fiquei arrependida de tirar a licenciatura de professora porque é a minha vocação mas o facto de não encontrar um emprego digno no meu pais magoou a minha auto-estima.
Aproveito a conjuntura para fazer queixa da situação que está a viver a minha geração na Espanha sobre a fuga de cérebros. O Estado inverte na nossa educação e da-nos boa formação. O problema chega depois quando queremos abrir caminho no mundo laboral. As possibilidades de empregabilidade são baixas. Muitos jovens acham uma solução na emigração e procuram opções no estrangeiro. Um exemplo claro é o Serviço de Voluntariado Europeu.
No CAF Vicentix estou a ver que tenho qualidades suficientes para trabalhar na área da educação. Estou com fome de fazer coisas e crescer profissionalmente!
Geralmente sou uma pessoa demasiado perfeccionista e exigente. Neste tempo estou a pôr em practica a espontaneidade. Dei-me conta que nem sempre posso planejar tudo e ter baixo controlo as coisas.
Há duas qualidades que nasceram comigo, mas aqui estou a potencia-las: a responsabilidade e a empatia. As crianças são o nosso futuro, um tesouro que temos que cuidar. Indirectamente formamos parte do seu crescimento e adoro sentir que posso ajuda-las no seu percurso.


Apesar da incerteza sobre o meu futuro, o meu propósito nesta última etapa é aproveitar ao máximo a oportunidade. Só posso tirar coisas positivas do SVE como: aquisição de experiência para o cv, boas amizades e carinho dos miúdos, aprendizagem da língua portuguesa, qualidade de vida e independência...
No anterior artigo tinha dito que gostava muito de Lisboa e já quase era uma alfacinha. Agora tenho que acrescentar mais uma coisa. Estou a curtir tanto do CAF São Vicente que já me sinto uma Vicentix de coração. Obrigado a todos por fazê-lo possível!

0 comentários:

Enviar um comentário