17 março 2017

Testemunho de Pedro

Olá leitores,



O meu nome é Pedro, venho da Galiza (Espanha) para desenrolar um projeto de voluntariado no Bola P´ra Frente, uma associação sita no Bairro Padre Cruz (Carnide). Esta associação faz imensas coisas pelo bairro, sobretudo pelos jovens que vivem aqui.
Eu já tinha sido voluntário no meu país, mas esta experiencia que estou a viver aqui não tem nada a ver com aquilo. O fato de estar num país diferente, com uma cultura e um idioma diferentes faz que tenhas que abrires a tua mente para poder começar a adaptação a uma nova forma de vida.


Além disso, graças a este tipo de voluntariado, consegui conhecer pessoas de diferentes lugares de Europa. Não só conhecer, se não também partilhar e conviver dentro da mesma casa. Nunca tinha pensado que ia viver com pessoas da Polonia, da França, da Itália, da Croácia, da Hungria… e foi um descobrimento positivo para mim. Isto permite conhecer outras culturas e outros jeitos de vida o qual acho muito interessante.



Adoro a minha vida em Lisboa, é uma cidade cheia de vida onde sempre há coisas para fazer e, se não há, simplesmente podes desfrutar da sua luz, das suas ruas, dos seus miradouros, da sua mistura do moderno com o antigo, das suas músicas na rua… poderia continuar a dizer coisas e nunca acabar.



Depois destes quase 7 meses que estou a morar aqui, o meu balance é mesmo positivo: na associação, a nível pessoal, na adquisição de novas competências… Sei que ainda tenho mais 5 meses para continuar a tirar conhecimentos e vivenças, mas também sei que o tempo corre, e corre muito depressa por isso é que não posso desaproveitar nenhum só minuto.



Animo a todo mundo a que se informe de que é o SVE e se tem a oportunidade de o fazer, que não o duvidem já que é uma experiencia única na vida.

Pedro Zalabeite.




0 comentários:

Enviar um comentário