17 agosto 2015

O primeiro mês do estágio Erasmus+ da Monika

Olá, chamo-me Monika, sou da Polónia e estou a fazer o estágio do Programa  Erasmus+ na Spin.  Foi a minha ideia para passar este verão  cá e poder participar em atividades e em projetos previstos para os meses de julho e agosto. Já passou quase imperceptível um mês que estou aqui, num dos lugares mais bonitos do mundo . Na verdade havia tantas coisas a acontecer  que nem me dei conta de que vou ficar aqui apenas por um mês.  Lisboa cumprimentou-me com o sol e calor, com o céu e a luz incomparável com as outras partes do mundo e desde o princípio senti-me bem-vinda. 



Não é a minha primeira experiência na Spin. No ano passado tive a oportunidade de participar cá como a líder do grupo da Polónia no intercâmbio juvenil  "Because I´m ... Healthy!" com os jovens de cinco países. Trocávamos ideias e participámos nos workshops diferentes sobre os estilos de vida suadáveis . O ambiente acolhedor  e creativo criado pelas pessoas dedicadas ao seu trabalho fizeram com que não duvidei na hora de escolher  o lugar do meu estágio.

Nos primeiros dias conheci os voluntários de SVE que trabalham agora na Spin. Todos são muito simpáticos e divertidos, ajudam-me muito adaptar-me e sentir-me em casa.  Mesmo que fico aqui apenas por dois meses, já posso dizer que tenho a certeza que  manteremos o contacto. 

Desde o princípio tive a imagem clara do que vou fazer na Spin.  Queria utilizar o meu conhecimento da língua portuguesa e encontrei esta oportunidade no projeto "Live it Lisbon!" que decorreu  entre 11 e 23 de julho.  Durante aqueles dias um grupo de jovens voluntários de vários países do mundo chegaram ao Bairro Padre Cruz para participar nas intervenções de rua.  Além de  ficar todo o tempo com eles a pintar os muros e a creche e a limpar os quintais, deu as aulas de gramática portuguesa do nível básico durante o curso de português ao que os voluntários assistiram. Foi uma experiência inesquecível trabalhar junto com os habitantes do bairro, tornar as ruas um bocadinho menos tristes, ver um olhar de gratidão das pessoas que nem esperavam que alguma coisa pode mudar. Acho que todos mostrámos que são os gestos pequenos  que fazem a diferença e isso dá-me muita satisfação e orgulho.



Agora, com o fim do projeto, dedico-me mais ao trabalho tranquilo, no escritório, a tradução de alguns textos. Quero também conhecer  melhor a cidade e as coisas que me pode oferecer. Como estamos no pleno agosto, há muitos eventos e festiváis que decorrem nesta altura  e queria aproveitar a oportunidade de assistir a alguns. Sei que dois meses é pouco tempo mas tenho a certeza de que é suficiente para experimentar  e aprender  muito. 




Monika

0 comentários:

Enviar um comentário