03 novembro 2014

Testemunho da Maria sobre o seu SVE na Polónia

Lugares que vivi, pessoas que conheci. Semanas após ter regressado da jornada incrível que foi o meu projeto SVE olho para trás e são estas as palavras que escolho para tentar explicar, nem que seja apenas numa fração, o que estes oito meses significaram para mim.

Em Fevereiro de 2014 atravessei a Europa para ir de encontro ao meu país de acolhimento, a Polónia. Sem qualquer opinião previamente formada e apenas com a bagagem histórica em mãos rapidamente fui conquistada pelas "ryneks" coloridas e de telhados irregulares, pelas mil uma pontes da minha cidade, pelos "pierogi" saborosos e sobretudo por um povo discreto e calmo, diferente de nós mediterrâneos, mas de braços abertos e coração quente em igual medida.

Em contínuo deslumbramento e de sentidos espicaçados fui também recebida pela minha organização TRATWA e pelos outros voluntários SVE que mal eu sabia na altura iriam-se tornar na minha família polaca. O meu projeto “My place NGO” tinha como objetivo promover o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências em jovens em risco de exclusão social com recurso a ferramentas não formais. A aproximação aos jovens foi desafiante quer pela barreira linguística quer pelo facto de sermos estrangeiros mas com o tempo, dedicação e presença consegui estabelecer uma relação de confiança com eles. E de silêncio e olhares desconfiados passámos a sorrisos e abraços e tentativas de comunicação. E este sim é dos frutos mais recompensantes do meu voluntariado.

Poderia-me alongar e falar-vos das pessoas incríveis que se cruzaram nas minhas inúmeras viagens, do meu enriquecimento cultural como no training em que haviam voluntários de Portugal até à Rússia, da tolerância e sensibilidade de partilhar casa com duas culturas diferentes ou dos pequenos momentos em que me sentia afortunada como quando visitei pela primeira vez a República Checa a fazer hiking nas montanhas a convite do presidente da minha ONG. São tantas as memórias maravilhosas que refletem a multidimensionalidade do meu projeto SVE. O sair da zona de conforto e abrir as asas para o desconhecido para apenas nos redescobrirmos e darmos lugar a uma força que nos diz que tudo é possível. E assim foi.


Maria João Arrifano
Projeto SVE “My place NGO”
Fevereiro-Outubro 2014
Wrocław

0 comentários:

Enviar um comentário