27 novembro 2014

Testemunho da Mara sobre o seu SVE em Granada

Hola :)

O tempo voa, quando faço uma retrospetiva do meu percurso por terras de nuestros hermanos as memórias são muitas, foram dias felizes dias tristes, mas que no final sempre terminavam com um sorriso porque as utentes com quem trabalhamos são as primeiras que nos dão a motivação para estar aqui. Aqueles dias em que a vontade não é muita ou por algum motivo é um dia não, chegamos ao trabalho e recebemos abraços e recebemos sorrisos de pessoas que passam por mais dificuldades que nós, e assim rapidamente o nosso dia se torna num dia sim e a nossa motivação cresce e o nosso sorriso aparece.

Estes 9 meses foram uma aprendizagem sem fim, através do contacto com os voluntários que se tornam amigos e posteriormente a nossa família todos os dias é um dia diferente, aprender diariamente algo sobre outra cultura através de pequenas coisas (como por ex: a forma de cozinhar a massa, acreditem que os italianos sempre estarão de olho). Infelizmente 3 dos meus companheiros terminaram antes de mim e foi muito difícil ter de me despedir, sentir que ia deixar de ter alguns dos meus suportes na fundação e em casa, mas tive também a sorte de chegarem rapidamente mais voluntários e conseguirmos ser um grupo unido.


Vivi como voluntária experiências que não esquecerei, profissionalmente posso dizer que cresci muito, é um trabalho que não é de todo fácil não pela parte física, mas bastante cansativo relativamente ao psicológico, no entanto, a evolução de alguns utentes e o valor que nos dão é sem dúvida uma recompensa diária. Aprendi imenso com cada pessoa com quem trabalhei, as educadoras são a melhor ajuda que podemos ter, estão aqui para tudo e não são apenas colegas de trabalho como também amigas que nos acarinham e nos fazem sentir em casa.





Vou levar no coração cada pessoa, desde os antigos companheiros de casa com quem compartilhei 7 meses de momentos únicos, aos novos companheiros, às educadoras que foram as minhas bases e sempre terei um grande carinho por todas, à Fátima a nossa tutora que faz um trabalho maravilhoso e que nos apoia em todos os passos que damos, a outros membros da fundação que também estão sempre dispostos a ajudar, e por fim e o mais difícil de deixar, as utentes que apesar de serem muitas conheço cada uma delas de uma maneira diferente levo cada uma delas no meu pensamento e no meu coração, sei que vai ser complicado deixar tudo isto, por isso vou aproveitar os dias que me faltam tão bem como tenho aproveitado todos os outros. Deixarei ainda parte do meu coração nesta magnifica cidade de Granada que é uma cidade encantada, e por mais cidades que possamos conhecer neste País nenhuma tem este encanto.


Mara

0 comentários:

Enviar um comentário