21 julho 2014

Testemunho da Mariana - estagiária LdV em Lyon

São os meus últimos dias em Lyon e do programa de estágios Leonardo da Vinci e já estou a pensar nas saudades que vou ter desta cidade e do meu local de estágio. 

Gostava de estar a aproveitar estes último fim de semana a percorrer as praças e o parque da cidade mas instalou-se uma tempestade de verão, e pensar que ainda ontem estavam perto de 30º. Enfim, até deste clima imprevisível vou ter saudades. 

Lyon é uma cidade muito dinâmica, sempre com algum programa cultural em cada canto, ontem fui a um concerto de música árabe, já fui a uma aula de dança barroca e até já vi Shakespeare em francês (Être ou ne pas être, telle est la question!). Às terças sou frequentadora assídua das secções de cinema ao ar livre do instituto Lumier. O cinema e as luzes é também o tema da principal festa da cidade (Fête des Lumières), ou não seria Lyon a cidade do primeiro filme. Foi também a cidade onde nasceu Saint-Exupéry e só por isso Lyon merece um lugar especial no coração do mundo.


Tive a sorte de morar durante estes dois meses perto do bairro multicultural como é o da Guillotière. É indescritível esta sensação de viver rodeada de culturas tão diversas, é sair à rua e ouvir todas as línguas do mundo e ver todas as caras do mundo antes de ir trabalhar, é sentir todos os cheiros do mundo ao virar da esquina, é ficar frustrada por não os poder apreender e aprender a todos, é saber que não vou ter tempo para conhecer todos os lugares do mundo mas que apesar disso posso tentar.


Também tive muita sorte com o meu local de estágio, trabalhei no “Service Territorial de l’Architecture et du Patrimoine du Rhône” gostei muito dos meus colegas e do trabalho que eles fazem e, acima de tudo, gostei de poder ter visto em primeira mão e ter discutido sobre edifícios que vão fazer parte da imagem da cidade no futuro. Durante o meu estágio subi a andaimes de sete andares e vi as principais praças da cidade de uma perspective única, entrei num castelo medieval transformado em hotel de muitas estrelas, e conheci mais sobre a história de Lyon de da sua arquitectura.


Por tudo isto agradeço imenso à Spin e à Interechanges esta oportunidade, e espero dizer um até breve a Lyon! 
Sou um pouco de todos que conheci, um pouco dos lugares que fui, um pouco das saudades que deixei e sou muito das coisas que gostei (Antoine de Saint-Exupéry)
 Mariana Consciência





0 comentários:

Enviar um comentário