16 dezembro 2013

Fim do SVE na Spin da nossa voluntária Lola


Depois de varias aventuras no estrangeiro ao longo da minha vida, quando há nove meses comecei esta experiência do Serviço Voluntario Europeu, eu achava que iria a ser a minha ultima aventura antes de estabelecer-me definitivamente em um sitio.

O SVE é para mim uma aventura, tens que tomar riscos antes de começar porque a experiência pode ser muito boa e enriquecedora ou pode ser negativa e não cobrir as nossas expectativas. 



Felizmente, a minha experiencia foi incrível! Ao início esteve em um período de observação e integração, até que depois de umas semanas senti-me mais parte da equipa da Spin e preparada para desarrolhar os meus próprios projectos. 



Desde o princípio sempre soube que queria fazer um projecto local e assim surgiu a ideia de fazer um workshop de cinema na Academia Sénior de Carnide. Tratei de ensinar aos meus alunos como é feito um filme desde a ideia até a edição e também gravamos o nosso documentário sobre relações intergeracionais. Espero que eles tinham aprendido alguma coisa, eu com certeza aprendi imenso deles.
Como voluntaria no departamento de comunicação da Spin tive a oportunidade de desarrolhar os meus conhecimentos em design gráfico, em manejo de redes sócias e pagina web, em realização e edição de vídeos, e muitas outras coisas que serão muito úteis para o meu futuro profissional.

Alem disso, numa experiencia SVE aprendes uma língua, a conviver com pessoas muito diferentes a ti, a valorar e apreciar uma cultura diversa, a administrar o baixo dinheiro de bolsa, a partilhar bons e maus momentos com os teus novos amigos, e para mim foi mais uma oportunidade para conhecer-me melhor a mim mesma.

Como disse ao começo, achava que esta era a minha ultima aventura, mas ao longo do meu SVE, aprendi algo muito importante, a vida está cheia de opções e de caminhos, onde nunca deixamos de aprender, e as aventuras continuam, ainda que a situação laboral seja péssima em muitos lugares, sempre há opções e oportunidades de crescer e aprender!




Lola Barrio

0 comentários:

Enviar um comentário