22 dezembro 2010

 Dia-a-dia da Eliana, 
nossa voluntária SVE na Suécia


9 Setembro – Cheguei ao aeroporto em Estocolmo, perdi o comboio, mas consegui apanhar outro um pouco mais tarde. Cheguei a Lidköping, o Lennart (responsável pelo SVE na organização de acolhimento) estava à minha espera na estação dos comboios. Comprou-me algumas coisas para comer, mostrou-me um pouco da cidade e depois levou-me para o apartamento onde eu iria morar.
10 Setembro – conheci a cidade: Lennart apresentou-me algumas pessoas (pessoal do campus, professores, alunos, entre outros) e o local onde iria trabalhar: Campus.
17, 18 e 19 Setembro – nesta fase da Davis Cup (torneio internacional de ténis entre países) os encontros realizaram-se entre a Suécia e Itália na Arena de Lidkoöping. O Lennart comprou bilhetes para irmos no dia 17. No intervalo do encontro, conheci a árbitra portuguesa, Mariana Alves. Tirámos foto e conversámos um pouco sobre as nossas experiências. Ela ofereceu-nos bilhetes para os restantes dias (18 e 19). Bons encontros. Foi bom ver o Soderling ao vivo!
30 Setembro - Hoje de manha fui ao De La Gardie assistir às aulas de Sueco (professora Linda) e Matemática (Bent) para refugiados. São rapazes que estão na Suécia sem os pais, são menores de idade. Também têm Geografia. Fui dar apoio especialmente a um rapaz chamado Edu, que tem 17 anos e nasceu na Guiné-Bissau. Ele não fala inglês; fala sueco e português, crioulo. Estudou quatro anos e depois foi trabalhar. Não quer ficar cá porque pensou que viria trabalhar para ganhar dinheiro, mas disseram-lhe que tem que estudar por ser menor de idade. Os outros alunos também são da mesma faixa etária, mas vêm de outros países. São todos muito simpáticos. Os professores também.
7 Outubro – Fomos ao concerto de uma cantora sueca, Pernilla Andersson, em Götene. Gostei muito das suas canções e até tive oportunidade de falar um pouco com ela. Já esteve em Portugal a fazer surf. O Lennart comprou-me um CD.
8 Outubro – fui jantar a casa do Bjorn, um professor no Campus. Ele vive com a mulher e a filha mais nova, a Maria. As outras suas duas filhas vivem noutros países. Ele nasceu na Dinamarca, mas já vive aqui há muito tempo. Falamos sobre as suas aventuras (Bjorn e a mulher já viajaram à boleia há muitos anos atrás), a vida na Suécia e tive oportunidade de ouvir a Maria tocar piano. Ela também escreveu-me uns nomes de cantores suecos para eu pesquisar.
12 Outubro – tive teste de sueco. Correu bem, tive nota positiva, apesar que ainda ter muitas dificuldades com a língua.
14 Outubro – fui a uma aula de inglês da professora Ulla-Carin no De La Gardie. Ela pediu me para fazer uma apresentação sobre o meu país, sobre o que acho da Suécia e o voluntariado que estou a fazer em Lidköping. Gostei muito de ter falado sobre a minha experiência. Uma das alunas contactou-me para saber o que precisa fazer para participar no SVE. Que bom!
17 Outubro – Fui com a Jytte (ela trabalha na mesma área que o Lennart, mas com crianças pequenas) a uma festa para crianças em Saleby (onde ela mora). Havia comida, musica e um palhaço para animar as crianças e os pais. Estive a ajudar no que pude. Depois da festa, jantei em sua casa. Ela tem 4 filhos (2 meninas e 2 meninos). São todos muito queridos; gosto muito de ir a casa dela brincar com os meninos, ver como é o dia-a-dia duma família sueca, como ela educa os filhos e trabalha.
19 a 22 Outubro – Seminário de chegada EVS. Para além de ter conhecido e continuado a manter contacto com outros voluntários, gostei muito das actividades que fizemos. Deram-me forca e inspiração para fazer muito mais enquanto estou aqui; e oportunidade para conhecer-me melhor.
23 e 24 Outubro – aproveitei o fim-de-semana e fiquei em Estocolmo em casa dum amigo. Fomos para uma casa de verão de uma amiga dele. Muito divertido! Foi a primeira vez que fiz sauna e depois mergulhei no mar. É uma sensação estranha porque eu sabia que estavam cerca de 0 graus, mas não senti frio. Quero repetir!
12 Novembro – fui a um aniversário em Götene com o Bachu (trabalha no Campus). Ele fez um espectáculo para as crianças. Muito giro ir a uma festa de aniversário de crianças suecas; ver o que comem, dançam, como se divertem.
13 Novembro – convidei uns amigos da igreja que tenho frequentado para jantarem em minha casa. Pensei que não iriam todos, mas só faltou uma pessoa porque estava doente. Éramos cerca de 13 numa casa um pouco pequena; a maior parte sentou-se no chão, mas todos disseram que gostaram. Levaram sobremesa e sumos; fizemos jogos e conversámos.
19 Novembro – como requisito para passar ao próximo nível do curso de sueco para imigrantes (SFI), tive que fazer uma pequena apresentação oral sobre o meu país. Falei sobre Portugal, apesar de ter nascido em Angola, porque vivo lá desde os 4 anos de idade e lembro-me pouco de Luanda. Ainda sei falar muito pouco sueco, mas desenrasquei-me bem (mesmo à moda portuguesa!) e passei!
No final do dia, eu e o Lennart fomos ver o desporto nórdico que tanto oiço falar: bandy. Ambos gostamos muito de desporto, por isso foi um final de tarde muito bem passado. Para mim, que ainda não entendo muito do assunto, é uma combinação de futebol com hóquei.
26 Novembro – dia do meu aniversário! Pensei que iria passar um pouco despercebido, mas não foi o que aconteceu. No Campus, deram-me prendas (um urso muito fofinho, toalha com o logo de Lidköping, velas, estrela de Natal para pôr na janela de casa). E fizeram-me uma festa surpresa em minha casa. Estava lá muita gente, havia bolo, comida; escreveram “Grattis Eliana” num lençol grande... fiquei muito contente!
27 Novembro – Almoço em casa duma colega minha do SFI. A Carmen é do Peru, mas viveu nos EUA durante muito tempo, por isso ela comemora o Dia de Acção de Graças. A comida estava óptima e a decoração igualmente. Quem diria que eu iria um dia comemorar um feriado americano, sem nunca ter ido à América? E na Suécia, com uma peruana, italiana e iraniana?
28 Novembro – conheci, há uns tempos, uma senhora na igreja que foi missionária em Moçambique com o marido. Ela é sueca, ele é sul-africano. Fui a casa deles para conversar, conhecer os filhos e comer. São muito simpáticos.
2 Dezembro – fui a casa da Chiara. Ela é italiana e tem aulas de sueco comigo. Vive com o namorado, sueco. Estivemos só a conversar e comer pasta, enquanto nevava. A temperatura, por esta altura, está entre os -5 e os -11 graus. Muita decoração de Natal (na rua e nas casas) e muita neve.
6 Dezembro – Encontro no Stadshuset (casa do Município ou algo do género, em português) com a Lisbeth e os coordenadores internacionais da cidade.
Participei numa palestra dada por Jonas Nystrom. Ele trabalha na ONU em Estocolmo e falou sobre cultura. Como ela é importante nas decisões que tomamos e como influencia a maneira como vemos o mundo. Gostei muito quando ele falou sobre aculturação, segregação, integração e estereótipos. Muito útil, apesar de ter sido em sueco, consegui entender muitas coisas.
Eu faço Couchsurfing e entrei em contacto com outros couchsurfers aqui da zona. Não somos muitos, mas é sempre bom conhecer novas pessoas e saber das suas vidas.
Eliana Rocha

0 comentários:

Enviar um comentário